quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Social Good Brasil

Ontem iniciou em Florianópolis um evento que tem a missão de conectar pessoas para transformar a sociedade. O teatro do Centro Integrado de Cultura foi o palco perfeito para o evento que na noite de estréia além de emocionar pode compartilhar com mais de 900 pessoas presenciais e outras milhares de virtuais ideias que podem transformar empresas, sociedades comunidades e pessoas, por meio da conexão e da tecnologia.


Eu estava lá, sentado na fila J e admirado com aos conteúdos e as historias que Fernanda e Lúcia contavam. Da formatação da idéia do ICom e do Voluntários Online, que possibilitaram o desenvolvimento do movimento Social Good Brasil. Duas mulheres de M maiúsculo, que com certeza a generosidade, a solidariedade e a preocupação com um mundo melhor fazem parte do seu código genético.


Alguns anos estas ideias tem povoado a minha mente e as minhas ações, por meio das minhas aulas, pois muito mais que gerar uma formação acadêmica, necessitamos criar um ambiente de transformação, por intermédio dias pessoas e estes possibilitando a alteração das suas realidades, sempre tendo como foco o bem estar social, o humanismo e a busca por uma sociedade melhor e com menos diferenças.


Utilizar do conhecimento como ferramenta de transformação, invertendo a lógica tradicional de ensino, deve-se conduzir o aluno a ser o agente do conhecimento, sendo ele o propulsor das ações e das proposições em sala de aula ou fora dela, já que grande parte do aprendizado esta fora do ambiente formal.


E foi isto que o Social Good Brasil trouxe no seu primeiro dia de atividade.Com o pensamento conectado em uma rede do bem, considerando as alterações liquidas das sociedade de consumo que vivemos; e, ao mesmo tempo focada no objetivo de fazer um mundo melhor, mais justo, humano e conectado, criando ambientes de compartilhamento, de interações e realizações.