segunda-feira, 13 de julho de 2009

Lazer e as Novas Tendências: evolução tecnológica

Tive uma participação no 8o Fórum Internacional de Esportes neste estive presente em dois momentos: o primeiro como presidente da mesa Lazer e recreação: novas tecnologias; e, o segundo, ministrando o curso Laboratório de Recreação.
Na preparação da minha fala no primeiro momento comecei a refletir sobre quais seriam as novas tendências voltadas ao lazer e a recreação e como estas se manifestam e se manifestariam em nosso contexto social. Desta forma, pensei em 3 campos: o tecnológico, o social e o ambiental, visto que no meu olhar, entendo que estes pontos terão maiores alterações.
Para cada um destes que chamarei de variável das novas tendências busquei categorias. Para a tecnologia, busquei o resgate da música, telefonia, televisão, informação, jogos, comunicações e interações.
Neste foco inicio pela musica lembrando que na época dos meus pais tinha o bolachão, depois veio o long play, a fita cassete, o CD, DVD, Mini-disk, Mp3, Ipod, óculos de sol com fone, fone WI FI, jaqueta com Mp3. Estas são algumas formas de mídias, mas o mais interessante de tudo é que antes a música era “guardada” em uma mídia específica, muito diferente de hoje que você pode enviar por Bluetooth, via pen drive; e, assim, não existe mais um espaço onde a música sé guardada. Outra alteração é que pouco se escuta rádio. O usuário grava as músicas que possui preferência e escuta em seu aparelho.
Os celulares antigamente eram chamados de “tijolões”, depois vivemos um momento de miniaturização, ninguém queria um celular grande e pesado. Dos largos para os slims, dos sem internete para os com internete e das telas rígidas para as telas que você pode acionar com o dedo. Dos teclados normais para os flips, dos flips para os slices, do touch screem para objetos de luxo e do analógico para o digital. Daqueles que apenas ligavam para os que até fazem ligações telefônicas.
O que tem o lazer com a evolução destas duas variáveis? A música é só lazer, se utiliza para entretenimento. Já o celular virou ferramenta de lazer e recreação, pois todos possuem câmera fotográfica, jogos, acesso a internete, papeis de parede, vários tipos de toques; e, hoje você joga apenas movimentando o aparelho.
Os Jogos evoluíram também, pois quando eu era criança eu jogava ludo, hoje meu filho com 3 anos joga conectado na internete e pouco usa os jogos de tabuleiros. Das cartas ao tabuleiro, do vídeo game, descrito por Luiz Octavio Camargo, em 1980 no livro O Que é Lazer, como uma das alternativas de lazer, as minhas lembranças são: Dynacon, Atari, Mega Drive com os seus cartuchos, aos jogos de computadores e atualmente os Playstations, Xbox, I e outros que possuem CDs e DVDs com altas definições, direcionando aos pequenos celulares. Lembro que sabia apenas jogar os formatos lineares do atari e que posteriormente com meu cunhado 20 anos mais novo do que eu, tive a oportunidade de experimentar os jogos em 2 Ds e 3 Ds, era muito difícil para quem tinha na épóca um modelo mental linear.
A interatividade era somente jogador – computador; hoje, jogador – jogador, sendo o computador apenas um meio de interação. Quantos controles estragaram por causa dos fios? Hoje não existem cabos, os controles entraram na era WI FI, juntamente com vários consoles que simulam sinais e repostas. Outro dia assistia um programa sobre games e vi uma reportagem que mostrava a criação de uma roupa na qual o jogador sentia o impacto dos golpes dos jogos de luta. Sensações virtuais, porém reais.
As mudanças na forma de se relacionar. Os bate-papos eram sujeito-sujeito, hoje não temos um dia que não conversamos virtualmente. Mirc, MSN, Skype evoluíram de tal forma que você pode escrever, ver, falar e enviar, digitalizando as emoções em símbolos ou desenhos, na qual mudaram a forma de se relacionar, escrever e sentir. Olha os namoros virtuais como evoluíram.
Neste foco, muitas outras formas de tecnologia evoluíram, aqui trouxe apenas alguns exemplos, para mostrar que o lazer deve e evolui juntamente com estes equipamentos e conceitos. Cabe pensarmos mesmo superficialmente que estes são instrumentos para uma melhoria do lazer, não sendo as únicas formas de manifestar-se. O encontro com a natureza, com o meio ambiente que nos circunda e as relações sociais, que serão alvos de outros textos, assim como, as diversas manifestações de lazer existente devem compor o espectro do lazer, possibilitando ao indivíduo a satisfação das suas necessidades e desejos.

Um comentário:

  1. Bem bem, gostei muito desse tópico sobre tecnologia, pois acho muito interessante essa área, pois foi ela a minha fonte de lazer durante minha infancia, adolescia e hoje em dia juventude, pois era com os jogos do atari, top game, que eu e meu irmãos chamavamos o meu para brincar, e assim tinhamos uma grande convivência, pois depois de chegar em casa cansado ainda, tiha tempo para jogar video-game conosco, e a era da musica nem se fala, eu lembro que quando eu era pequena, para ir dormir se quizesse uma musica tocando, a hora que acabasse o lado 1 do vinil, tinha que se levantar e então trocar o lado! Hoje em dia não, vc faz a sua programação com as suas preferências podendo deixar que toque por horas a fio. Por iso a área tecnologica me chama muito atenção, pelo constante contato que tive com ela, e pelos vários dias, horas de lazer que ela me proporcionau!

    ResponderExcluir