quarta-feira, 14 de abril de 2010

Consultora Pink, Dink Doo: método eficaz de resolver problemas e criar pessoas

Pink Dink Doo é um desenho infantil criado por Jim Jinkins, na qual uma menina de 7 anos juntamente com seu irmão Tyler e o Sr. Porquinho da Índia, seu animalzinho de estimação podem ensinar muitas coisas para pais, professores e gestores.
Quando Pink tem um problema ela reúne seu irmão e o Sr. Porquinho da Índia, os leva para dentro de uma caixa de papelão e começa a contar as histórias rabiscando o cenário em uma das paredes da caixa.
Surgindo um problema Pink tem um lema: "Se tenho um problema e não sei o que fazer: eu penso, penso, penso até eu resolver". O mais intrigante e espetacular é que quando começa a falar a célebre frase sua cabeça começa a crescer, crescer e crescer, fazendo com que ela flutue e veja o problema de fora dele. Sua vó em um dos primeiros episódios foi quem ensinou a fazer isto. Olhar os problemas de fora dele para que se possa vê-los de forma diferente e ao mesmo tempo possa pensar sobre eles é fundamental.
Produzi no mês de março um evento na qual um dos palestrantes, o Prof. Newton da Costa, um dos maiores cientistas do Brasil, declarava a importância da educação da família na criação dos valores e dos comportamentos de seus filhos, na qual estes são levados para o resto da vida. Domenico De Masi, de tanto em tanto falava da importância da criação dos filhos. Volta e meia dizia: "a culpa não é sua é dos seus genitores".
Pink, Prof. Netow da Costa e De Masi fazem referência a importância da educação na família e na escola, principalmente neste mundo que necessitamos a cada dia da recuperação dos valores e virtudes. Coisas que estamos esquecendo e que precisam ser lembradas por alguém. Muitas vezes relegamos isto aos professores, pois entende-se que a escola ou a universidade são os locais onde deve ser ensinado tudo aquilo que é necessário. Enganam-se. A escola esta para ensinar as competências técnicas, comportamentais, humanísticas e outras aspectos que os pedagogos a cada dia nos apresentam, porém cabe as famílias, que a cada dia estão menos unidas o dever de ensinar conceitos e valores éticos, morais, cívicos, e principalmente o sentido das coisas e da vida.
Esta falta de valores, sentidos e atitudes são transportadas ao longo do tempo para o mercado de trabalho, para a sociedade e nas inter-relações pessoais. Como mudar esta história? Quem sabe nossos gestores, professores e pais necessitam olhar o desenho da Pink, já que teremos muitos problemas para encontrar pessoas que necessitamos para estarem conosco e principalmente para entenderem as nossas necessidades profissionais.
No rodapé da assinatura do meu e-mail, depois dos lembretes de sustentabilidade ambiental, carrego um frase de De Masi, que diz: "Um lider de um grupo criativo deve obter resultados quase milagrosos. Antes de tudo, deve criar um grupo, com a sorte de encontrar e com a capacidade de atrair pessoas certas e complementares"
Que os Deuses nos ajudem e que estas pessoas estejam perto de nós.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário