quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Eventos e as Redes Sociais

As redes sociais são um dos maiores fenômenos da comunicação e marketing nestes últimos anos, visto que sua utilização que inicialmente estava na composição dos relacionamentos sociais hoje possui diversos tipos de utilização, seja corporativa, de promoção, de pesquisa e outras formas que a cada dia se transforma.

A utilização das redes sociais para eventos e como estratégias de marketing são consideradas como uma ação que não pode deixar mais  de existir no composto de comunicação e marketing das empresas promotoras e organizadoras de eventos, bem como que qualquer empresa.

Especificamente para eventos a utilização das redes sociais como facebook, twitter, orkut, flickr, youtube e outras estão compondo todas as fases da gestão do evento e se desenvolvendo de forma alinhada ao conceito bellow the line.

Na fase inicial do evento constituída pela concepção e  dimensionamento, as redes socias são utilizadas como ferramenta para a determinação das necessidades e desejos, bem como do dimensionamento do target.

Na fase de criação do produto, as redes sociais se vinculam ao desenvolvimento de ações relacionamento entre os possíveis stakeholders.

Na fase de comercialização acontece o momento de ativar a comunicação, visto que o conteúdo e os stakeholders já estão definidos. A ativação da comunicação e marketing  nas redes sociais podem ser categorizadas como redes de relacionamentos; disseminação de informações pontuais; apresentação de resultados; geração e interação de conteúdos; compartilhamento de imagens, vídeos e sons. Se bem dimensionada e trabalhada as redes podem potencializar as inscrições de participantes do evento, aumentando a receita e gerando novos expectadores de outras esferas geográficas tanto no quesito presencial quanto virtual.

Durante a pré-produção do evento as ações podem ser desenvolvidas no foco de Assessoria de Imprensa on line, na atualização de dados de conteúdo e de mídia. Pode também ampliar o espectro das inter-relações entre os participantes buscando identificar as espectativas e iniciar discussões pré-evento.

Na fase de produção do evento, ou seja quando as ações iniciam na sede de sua realização, as redes atuam de forma a comunicar os acontecimentos em tempo real, por meio virtual, possibilitando aos expectadores que não poderam estar no local do evento ou que escolheram a forma virtual de participação, acompanhar as ações e interagir.

Durante o pós-evento as redes auxiliam no prolongamento do evento, sendo um meio de perpetuar discussões, conteúdos e na criação de grupos de diálogos, bem como na fidelização dos participantes e na agregação de novos participantes para futuras ações. Estar junto as redes sociais e atuando de forma direcionada ao target faz com que se obtenha resultados maximizados, visto a possibilidade de amplitude gerada pelas redes. 

 

2 comentários:

  1. Oi gostaria de saber seu e-mail, trabalho na empresa. Prêmio Melhores Empresas em Satisfação do Cliente, nosso trabalho sera divulgado nas redes sociais, queria ter fazer algumas perguntas a respeitos disso.. Desde de ja agradeço. Até fernanda

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  2. Trabalho perfeito.. Simplesmente amei.... ate

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