terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Mais com menos: os santos de casa que fazem milagres

“Quando nada acontece, há um milagre que não estamos vendo” (Guimarães Rosa)

Há muito tempo as empresas estão em constante processo de busca da excelência focando os recursos e competências instaladas dentro de suas paredes. O mais com menos pode ter tido uma maior ênfase após as reengenharias que na década de 1990 passaram por organizações brasileiras.
A busca pela eficiência, eficácia e efetividade também tem um grande papel neste foco de fazer mais com menos, ou seja, quanto menos se gasta e mais se produz melhor. Esta máxima vem fazendo parte das minhas atuações nestes últimos 5 anos, visto que a área de eventos de maneira geral, todos desejam glamour, luzes e adereços de luxo, mas nem sempre estão dispostos a investirem.
Acrescento ainda algo que venho discutindo sobre as competências internas das empresas e que muitas vezes são desconsideradas na hora das tomadas de decisões ou nos processos de inovações ou mesmo de mudanças.
Acredito firmemente que os santos de casa fazem milagres todos os dias, mas são milagres invisíveis, pois já estamos acostumados ou não são o santo da vez. Além dos milagres de cada dia, nas organizações temos uma enxurrada de santos que não valeria apena nem ter altar; pois seus poderes já se esgotaram ou estão enferrujados.
Falando em santinhos lembro de minha avo que tinha em casa no cantinho da sala seu santinho. Tava sempre sem vela e mal olhava pra ele. Mas quando surgia um problema, corria para o coitado. E, lá o coitado ia fazer mais com menos.
Entender que o processo de mais eficiência com menos recurso se faz fundamentalmente quando os santos estão na ativa é entender também o quanto o Santo Gestor, ou seja, aquele que conduz os santinhos deve fazer com que todos os dias os poderes possam ser ativados. O Santo Gestor deve dar atenção aos santinhos e desafiá-los a pensarem em novas possibilidades de milagres mesmo antes das necessidades. Estas ações criam uma santa agitação, mexendo no ânimo do pessoal. E se lembrarmos que a palavra ânimo vem de alma, ai mesmo que a coisa esquenta.
Então, para fazer mais com menos, precisamos agitar o santo e para isto necessitamos:
- olhar o santo;
- dar atenção ao santo;
- zelar por ele:
- conversar e ouvir o santo;
- valorizar o santo – o meu é melhor que o do vizinho;
- acreditar no santo e esperar um milagre, por que milagres acontecem.
Não preciso lhe dizer que o santo na qual me refiro são os colaboradores da empresa e que o Santo Gestor é o chefe. Quando falo sobre isto lembro de uma frase de meu pai que fala: “Não procure fora aquilo que você tem em casa”.
Quantos santinhos estão jogados no cantinho da gaveta. Cabe somente uma mudança por recombinantes. Recombinar nada mais é do que fazer mais não com menos, mas com aqueles que sempre estiveram juntos.

Um comentário:

  1. Mano velho... após a alguns dias ler seu blog de "cabo a rabo" venho a te dizer do meu orgulho pelo ser humano e profissional que você se tornou, quero te dizer que compartilho diretamente de sua alegria, sucesso e trajetória. Somos só nós dois... e seremos sempre nós, vendo seu blog, resumo de certo modo de sua vida, me emociono ao ler seus artigos, sua capacidade intelectual e ver suas "andanças" e pessoas as quais você conheceu e compartilha sua historia de vida.
    Muito orgulho sinto de você.

    Te amo

    ResponderExcluir