terça-feira, 31 de agosto de 2010

Mudança de Modelo Mental: sobe a escada ou toca piano?

Trarei nesta postagem um pouquinho da minhas aulas de pós-graduação na disciplina de Integração e Desenvolvimento de Competências na qual em um dos tópicos exponho as necessidades de mudança de modelos mentais para pudermos acompanhar as alterações sociais e do mercado.

Então, começo fazendo uma brincadeira na qual os alunos ficam e duplas e disputam uma caneta equidistante as suas posições, marcando pontos a cada "pegada" da caneta. Na primeira etapa parece ser muito simples, conto até 3 e quem for mais rápido pega a caneta e ganha o ponto. Simples. Isto quer dizer que é preciso apenas ser rápido e ficar a atento ao 3.

Na segunda etapa, conto uma historinha informando que a "pegada" na caneta será apenas quando no meio da história aparecer a palavra vermelho. Conto então, uma fábula infantil que aprendemos quando eramos crianças; e, começo assim: Vocês conhecem a história da Chapeuzinho Vermelho; e, é aquela correria para pegar a caneta. Continuo contando e intercalando o vermelho por verde, começando então a mudança de modelo mental.

Neste momento não temos mais somente a rapidez ou hagilidade, mas há necessidade de pensar antes de agir, principalmente por que o vermelho da chapeuzinho já está encravado em nossa mente. Quando o vermelho se transforma em verde a sensação que tenho é de um travamento total dos participantes da brincadeira.

Depois disto, faço uma reflexão dos paradigmas e das necessidades de alterações dos nossos modelos mentais para que possamos viver, conviver e competir nestes novos cenários. Reforço adianta que  apenas ser rápido não resolve, pois ser rápido sem pensar pode gerar um erro estratégico, como dizem os gestores quando erram alguma coisa. Aqui quero fazer um parênteses: Erro estratégico? Creio que quando se desenvolve uma estratégia é para não errar, ou ao menos se deve pensar nos pontos críticos e nos riscos. Isto possibilita a minimização dos erros. Creio também que uma estratégia errada se faz errada pela falta de mensuração e de indicadores no ambito da implementação da estratégia, visto que as estratégias emergentes podem "salvar" aquilo que se apresenta como um possível erro.

Voltando a simples historinha da chapeuzinho vermelho que pode ser verde; e, criada por alguém que disse que era vermelho e sempre acreditamos nisto, mas poderia ser verde, azul, amarelo ou qualquer outra cor. Se eu contar para o meu filho que é verde ele vai acreditar que é verde, pois não conhece. Se já conhece poderia ficar em um estado conformista, aceitando a troca da cor; ou alterar seu estado para crítico, perguntando-me por que na história o chapéu era verde e não vermelho; ainda, para finalizar, poderia me perguntar se o chapéu não poderia ser branco, tendo uma postura criativa.

Modelo mental tem a mesma característica. Se somos criados para pensar e induzidos a pensar de forma conformista, tudo que acontecer foi por que Deus quis ou por que é assim mesmo. Se somos críticos, todos serão rotulados de corneteiros, pessimistas, ou aquele que torce para o jacaré. Já, se somos criativos, somos chamados de inovadores ou de loucos. Quantos rótulos não é mesmo? Prefiro ser chamado de louco do que ficar esperando Deus decidir se o jacaré vai ou não aparecer.

Nos negócios necessitamos alterar nossos modelos mentais todos os dias, mas nem todos conseguem fazer isto. Se tu bates na madeira, tens uma carranca na porta de entrada, ou um pé de arruda no teu escritório é porque realmente a coisa está ficando feia; e, então meu amigo, está na hora de mudar o modelo mental rapidamente. Ou muda, ou morre, ou corre. São as necessidade de Choppra expressadas pelas necessiddades e respostas.

Mas confesso que subir a escada ou tocar piano título desta postagem e que até agora não fiz menção é uma tarefa árdua, por que requer um novo modelo mental, algo atrativo, inovador, possibilitando uma nova experiência, sensação e significado.

Confira o quer eu estou falando assistindo o vídeo abaixo:





Pensar que até os mais velinhos deixam de subir sem fazer esforço apenas para poder desfrutar de notas musicais, que podem por vezes ser desconexas e desarmonicas faz com que haja um inicio de alteração do modelo mental para a experimentação do novo. Já pensastes que aquelas pessoas que passam pela estação todos os dias estão acostumadas a subir de escada rolante trocam pelo piano? Por qual motivo? Desejo de mudança, de coisa nova, ver algo diferente acontecer e de se diferenciar dos outros.

Então. Finalizando, mudar o pensamento requer postura individual e coletiva, principalmente em organizações sérias que buscam resultados positivos e sucesso. Inspirar as pessoas e conduzí-las para pensarem de forma diferente faz com que haja uma oxigenação das culturas, das estruturas e criaturas, com base em uma estratégia clara, definida e tangível, pois não podemos apenas ser rápidos, mas necessitamos ser rápidos e acertivos.

Dá uma tocadinha no piano, mas acerta as notas, por que não têm nada pior do que algo desafinado, tanto para o ouvido, quanto para os negócios. Desafinado nos negócios é chamado de desalinhado.

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