quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Tem que ser Cabra da Peste: determinação, planejamento e posicionamento para os novos cenários

Durante 5 anos "cantei" minha sogra para que me desse uma linda escultura de barro de retirantes nordestinos, que hoje é a obra de arte mais valiosa de meu escritório; e, cada pessoa que a vê se encanta. Sempre fui um apaixonado pela cultura do Nordeste, mesmo sendo sulista; o livro Vidas Secas de Graciliano Ramos foi um grande aprendizado e incentivo na luta contra as dificuldades. Então, em 2007 por conta de um evento tive a oportunidade de conhecer um pouco mais a região Nordeste do Brasil e tive a grata satisfação de conhecer Caruaru e o Alto do Moura.

Por acaso fiz um curso de modelagem em Arte Figurativa e um dos artistas era o mesmo que a mais de 35 anos havia criado a peça que hoje tenho em meu escritório e que inclusive é mais velha do que eu. Hoje quando alguns querem tocar nos retirantes logo digo: "Meu querido, muito cudidado", complemento dizendo com sutileza, " pode tocar com os olhos e sentir com o coração"

O Alto do Moura é um lugar espetacular possuíndo uma rusticidade típica do Nordeste brasileiro, humilde na forma de viver e riquíssimos na criatividade e na determinação, ou seja, Cabras da Peste, como dizem o povo de lá.

O pior, que na verdade é o melhor de toda esta história é que adotei a expressão nordestina a minha equipe de trabalho. Quando as coisas não vão bem, ou quando as dificuldades estão surgindo e a equipe está começando a desanimar, chamo todo mundo e conclamo dizendo: "Moçada, tem que ser cabra da peste".

Nestes últimos dias estava navegando na internet e assisti um vídeo fantástico de um nadador de águas congeladas e que demonstra o quanto a determinação dos cabras da peste se faz importante nos momentos cruciais. Confira o depoimento:



Mas ser determinado somente não adianta, ter uma forma de se inspirar quando algo não vai bem tamb-em pode ser algo inócuo. Além de todas estas variáveis o planejamento, o posicionamento, o inter-relacionamento, o desenvolvimento de redes sociais, o profissionalismo e um pouco de visão estratégica ajuda no desenrrolar das questões que em determinados momentos podem parecer insolúveis ou impossíveis de serem executadas.


Primeiramente temos que conduzir nossos pensamentos para a criação de um modelo mental de que tudo é possível, na qual a estratégia e a experiência podem auxiliar, juntamente com o tempo, visto que dá tempo de fazer tudo.


Ainda, melhorar a cada dia os processos e a gestão. Costumo dizer a minha equipe quando temos uma quantidade grande de projetos simultâneos, que "se estamos com dificuldades precisamos melhorar nossa gestão e alocar melhor os recursos, conduzindo-os para um melhor resultado".

Muitas vezes temos que respirar fundo, olhar o cenário onde nos encontramos, pensar um cenário pior e um cenário melhor; o que podemos fazer para piorar ou melhorara situação e quem sabem como o nadador de águas congeladas contou, mudarmos nossa estratégia, definirmos nosso posicionamento e convocarmos os cabras da peste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário