segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Interatividade nos vídeos

Algum tempo atrás quando eu falava sobre a interatividade em vídeos para meus alunos de sociologia do lazer e de recreação todos sem exceção pensavam apenas nas possibildiades de interatividade junto aos vídeos games.

Esta realidade a cada dia vem sendo transformada, visto que a interatividade esta ultrapassando as barreiras dos vídeos games para estarem compondo as escolhas, mesmo que previamente estabelecidas pelos produtores, mas que possibilitam o expectador a interagir com aquilo que esta assistindo e seguir um caminho escolhido.

Vasculhando o Youtube encontrei um vídeo muito interessante da Adidas Calle, que apresenta um possibilidade de interação entre vídeo e expectador. Dá uma olhada.



Além de ser um possibilidade interessante, note que cada vez que você que leh a aparece uma escolha, esta faz com que haja o desejo de visualizar o que um dos 3 personagens do vídeo pode apresentar. Então, você vai clicando e assistindo. Note também, que para a publicidade e propaganda é uma forma excelente de fazer com que o consumidor posso além de ficar mais tempo "linkado" nos seus produtos, o mesmo possa neste caso compreender mesmo que visualmente os moods criados para aquele determinado produtos e marca.

Isto quer dizer que quanto mais vejo o vídeo, mas posso me identificar com a marca, pois posso comparar as experiências vividas pelos personagens com as possíveis experiências que poderemos ter com aquele determinado produto. Com base nisto, se pode tirar uma série de conclusões, que podem inclusive não serem concluídas, pois se pode criar continuações e continuações.

Pensei que isto se resumia apenas ao Youtube, visto a possibildiade de criação dos hiperlinks. Um dia chegando em casa João Vitor saca de sua mochial um dvd do Playmobil. Lembro que playmobil era um brinquedo que eu tinha quando criança;e, que meu filho hoje recebe de presente dos tios que também brincavam.

Então, no meio do caminho do vídeo do playmobil aparece as opções para seguir o percurso da história, perguntando-lche se quer ir para uma ou outra. Com o controle do dvd o pequeno de 4 anos faz a sua escolha e segue assistindo.

Veja que aqui a publicidade esta apenas no trailer que atencede o vídeo, mas as possibildiades de interação também estão presentes, mesmo que induzidas por opções criadas antecipadamente por alguém que não se conhece ou mesmo desfocada da nossa cultura cotidiana.

A realidade aumentada também é um fenomeno que pode contemplar estas situações. Na tampa da caixa de sandália do Ben 10 ganha pelo João Vitor no dia das crianças, um quadrado preto e branco com um símbolo ocupa quase que 50% do espaço. Então o pequeno galego coloca no www.algumacoisa que havia escrito na caixa e começa a posicionar a tampa na frente da webcam. Só escutávamos os gritos de: "Noooosssssa. um alienígena". Foi um tira e coloca de tampa da caixa de sapato na frente do computador que foi uma loucura.



O mais bacana de tudo isto é que todas as interações estão direcionando as pessoas para a web, possibilitando com que o interesse que por hora pode ser apenas de curiosidade se transforme em dependência de experiências. Experiências que podem ser transportadas para o mundo real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário